Páginas

   

segunda-feira, junho 25, 2012

As estátuas da Ilha de Páscoa caminhavam

“As estátuas andaram“, respondiam os habitantes da Ilha de Páscoa quando os visitantes perguntavam como as esculturas de pedra de toneladas, os Moai como elas são chamadas, haviam ido das pedreiras a distâncias que podiam passar de quilômetros.
Com apenas três cordas, 18 pessoas, ritmo e engenhosidade uma equipe de arqueólogos fez um novo Moai andar novamente. A réplica de 5 toneladas andou vários metros e demonstrou que a teoria defendida pelos arqueólogos Terry Hunt e Carl Lipo é plausível. Segundo eles, ao contrário da visão mais aceita que atribui aos nativos a destruição de vastas áreas de floresta para arrastar as estátuas gigantes deitadas sobre troncos, o folclore que fala de estátuas andando merece maior crédito.


A barriga proeminente das estátuas facilitaria o gingado, assim como uma base em D. Esta técnica é um pouco complicada e sujeita a erros, e as muitas estátuas caídas no caminho das pedreiras até seu destino final seriam estátuas que talvez tenham… tropeçado. Abaixo tem uma animação da National Geographic, e para mais demonstrações de engenhosidade humana movendo megalitos com toneladas.

Facebook


Peço um instante do seu tempo, para você nos ajudar a promover o Blog curtindo a Fanpage do Pintinho Amarelinho.

1 comentários:

  1. Muito legal, esse vídeo é muito interessante e revelada uma grande duvida sobre os Moai. Mas so quem viveu no passado sabe como realmente foi.

    ResponderExcluir